Questões Abertas e Fechadas

Segundo Tuckmann (2000) a  diferença destas duas hipóteses, situa-se ao nível da forma de tratamento da resposta, obrigando os itens de resposta aberta ao uso de técnicas de análise de conteúdo.

As questões de resposta fechada, podem não cobrir os itens mais importantes de respostas, sendo que o problema não reside no formato, mas sim na lista de alternativas propostas.

Num questionário a recolha de dados para uma investigação, a liberdade de expressão dos inquiridos nunca é total como afirmam os autores.

Segundo Foddy (1993) citado por Tuckmann (2000) o autor salienta a necessidade de evitar os Efeitos de Formato em que as pessoas tendem a escolher a primeira alternativa quando estas são apresentadas por escrito, e a última quando são apresentadas oralmente. A fadiga, a pressão do tempo, condicionam as as respostas, sendo que as pessoas escolhem as primeiras opções numa situação de perguntas por escrito. Quando as opções são apresentadas oralmente, torna-se dificil lembrar as anteriores, salienta o mesmo autor. É portanto natural que a escolha recais na última pergunta ouvida.

O investigador deve ter cuidado para não influenciar os respondentes, não usando palavras como por exemplo “problema” para orientar a pesquisa mental num sentido diferente à qual pretendemos investigar.

As questões de resposta fechada, podem não cobrir os itens mais importantes de respostas, sendo que o problema não reside no formato, mas sim na lista de alternativas propostas.